Prefeita Ângela Vanessa inaugura mais uma etapa do Projeto Tudo de Cor, colorindo a história de São José da Laje

A prefeita Ângela Vanessa, junto com lideranças políticas e representantes das tintas Coral e Carajás Homer Center, deu mais um passo importante na preservação do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de São José da Laje. Através do Projeto Tudo de Cor, mais de 100 prédios e residências foram pintados, em uma parceria público-privada que tem deixado a cidade ainda mais encantadora.

O projeto Colorir Fachadas com Histórias, Reviver Memórias teve início em 2018 e passou por diversas etapas visando resgatar as memórias do acervo arquitetônico do município. Com o Mapeamento do Acervo Arquitetônico da área antiga da cidade realizado por uma equipe de estudantes de arquitetura da Ufal, coordenada pela arquiteta Josemary Ferrari e com o apoio da secretária de Cultura e Turismo Jacineide Maia, o projeto ganhou ainda mais destaque.

Em 2021, a Lei de Tombamento foi aprovada com o intuito de proteger e perpetuar todo o acervo histórico arquitetônico de São José da Laje. Durante a inauguração, a prefeita Ângela Vanessa assinou o decreto de tombamento do prédio da antiga Prefeitura Municipal, Farmácia do Povo e a casa do poeta João Pinheiro Lyra. Para Alex Mendonça, vice-presidente da Carajás Home Center, ver o resultado do projeto é motivo de muito orgulho.

A gestão da prefeita enfatizou que o projeto representa um resgate da história da cidade, através da preservação e revitalização de fachadas históricas, como as do Castelinho e do Caramanchão. Esses prédios centenários são marcos da evolução de São José da Laje, valorizando a história e impulsionando o turismo na região.

Dessa forma, a cidade tem se desenvolvido cada vez mais, tornando-se um exemplo de preservação do patrimônio histórico e arquitetônico. O apoio da iniciativa privada, aliado à conscientização e atuação da gestão municipal, tem sido fundamental para alcançar esses resultados positivos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo