POLÍTICA – Presidente Lula encerra agenda internacional e projeta novos investimentos e recuperação do Brasil no cenário global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou a Brasília nesta quinta-feira (21) após uma série de compromissos em Cuba e nos Estados Unidos. O destaque foi a abertura do debate geral da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, que marcou o encerramento do primeiro ciclo de trabalho de Lula em busca de reposicionar o Brasil no contexto internacional.

Lula ressaltou em seu discurso aos líderes mundiais na última terça-feira (19) a importância de o Brasil se reencontrar consigo mesmo, com a região, com o mundo e com o multilateralismo. Segundo o presidente, o país está de volta para contribuir na solução dos principais desafios globais.

Desde o início do ano, Lula tem participado de visitas de Estado e participado de diversos fóruns internacionais em diferentes países, com o objetivo de retomar as relações diplomáticas e o protagonismo do Brasil no cenário mundial. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, essas viagens resultaram em R$ 111,5 bilhões em novos investimentos para o país, apesar dos gastos com cartão corporativo terem alcançado R$ 8 milhões em 2023.

Além de restaurar a imagem do país no exterior, as viagens em busca de contatos comerciais têm o objetivo de atrair investimentos estrangeiros em setores estratégicos que impactam diretamente na recuperação do mercado interno brasileiro, impulsionando a geração de emprego e renda.

Após meses de intensa agenda internacional, o presidente Lula passará por uma cirurgia no quadril no dia 29 de setembro, em Brasília. Lula sofre de artrose na cabeça do fêmur, o que tem causado dores frequentes. A artroplastia do quadril será realizada para substituir a articulação danificada por uma prótese artificial, proporcionando alívio da dor, correção de deformidades e recuperação da mobilidade.

O período de recuperação previsto para a cirurgia é de aproximadamente seis semanas, mas antes disso, Lula deve retomar suas atividades no Palácio da Alvorada. Entre seus próximos compromissos internacionais está a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP28, que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes, de 30 de novembro a 12 de dezembro.

Com todas essas ações no cenário internacional, o presidente Lula busca fortalecer a imagem do Brasil no mundo e retomar posições de destaque em fóruns globais, além de atrair investimentos para impulsionar o desenvolvimento econômico do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo