POLÍTICA – Presidente Lula anuncia criação da Autoridade Climática Nacional para enfrentar eventos naturais extremos na Amazônia em reunião com prefeitos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (10) a criação de uma Autoridade Climática Nacional durante uma reunião em Manaus com prefeitos amazonenses. O objetivo da autoridade será atuar no enfrentamento de eventos naturais extremos, especialmente diante do atual cenário de estiagem que afeta a região amazônica. A situação de emergência foi reconhecida em 61 dos 62 municípios do estado devido à seca.

Durante o evento, Lula destacou a importância de ampliar e acelerar as políticas públicas relacionadas ao enfrentamento dos riscos climáticos extremos. Ele ressaltou a necessidade de focar em medidas de adaptação e preparação para lidar com esses fenômenos, incluindo a implementação de um novo plano nacional.

A Autoridade Climática, que funcionará como uma agência federal, contará com recursos e servidores próprios. O projeto já havia sido citado durante a eleição de Lula em 2022 e voltou à pauta do governo devido aos recentes desastres ambientais, como as queimadas na região Sul e na Amazônia.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a gravidade da situação, enfatizando que as queimadas afetaram 1,1 milhão de hectares de floresta primária. Ela ressaltou a importância da preservação ambiental e anunciou a criação de um Fundo Global para a proteção de florestas tropicais, com a disponibilização de US$ 300 milhões, prevista para o próximo ano, quando o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Além disso, Lula e sua comitiva visitaram comunidades afetadas pela seca na região, anunciando medidas de combate à estiagem. Entre os anúncios, estão a distribuição de purificadores de água portáteis e o início de obras de dragagem nos rios Amazonas e Solimões. O presidente também se comprometeu a acelerar as negociações para a reconstrução da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho.

Em meio aos esforços de combate aos incêndios florestais na Amazônia, o governo assinou um decreto para a criação de um Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Federal e anunciou a antecipação do pagamento do Bolsa Família para beneficiários do Amazonas.

Diante do cenário de crise causado pela seca e pelos incêndios na região amazônica, o governo federal tem buscado intensificar ações para garantir a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades afetadas. A criação da Autoridade Climática Nacional e a implementação de medidas emergenciais demonstram o compromisso do governo em enfrentar os desafios ambientais e climáticos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo