POLÍTICA – Lula receberá brasileiros e familiares palestinos repatriados da Faixa de Gaza em Brasília na noite desta segunda-feira (13)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que receberá, na noite desta segunda-feira (13), os brasileiros e seus familiares palestinos repatriados da Faixa de Gaza. A previsão é que a aeronave pouse na Base Aérea de Brasília às 23h30.

A recepção dos repatriados, entretanto, não consta na agenda oficial da Presidência. Os cidadãos já estão a caminho do Brasil. O avião VC-2, cedido pela Presidência da República para atuar na Operação Voltando em Paz, decolou às 6h51 (horário local) de hoje (13), do Cairo, no Egito, com 32 repatriados. Haverá duas paradas técnicas: em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife, já em solo brasileiro.

Os brasileiros e palestinos deixaram a Faixa de Gaza pelo Portal de Rafah, na fronteira com o Egito, no domingo (12). A chegada ao Cairo ocorreu no início da noite.

O grupo repatriado receberá apoio psicológico, cuidados médicos e imunização, além de ter um período de repouso em Brasília antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil. Ao chegarem ao país, também será feita a regularização migratória pela Polícia Federal, e a emissão de outros documentos que permitam o acesso a serviços públicos e ao emprego.

O grupo a caminho do Brasil é composto por 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.

Este será o décimo voo da Operação Voltando em Paz, do governo federal, que cumpre mais uma missão de repatriação em áreas de conflito no Oriente Médio. A aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, está há quase um mês no Egito para o resgate dos repatriados originários da Faixa de Gaza.

Até o momento, a Operação Voltando em Paz transportou um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Do total, foram 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana.

Os ataques entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza têm raízes na disputa por territórios ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos. A guerra já deixou milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo