POLÍTICA – Eleições no Rio de Janeiro: 87 prefeitos eleitos no primeiro turno, Niterói, Petrópolis e São João de Meriti terão segundo turno.

No último domingo (6), o estado do Rio de Janeiro esteve em destaque no cenário político, com a realização das eleições municipais em 92 cidades. Um total de 16,06 milhões de pessoas exerceram seu direito ao voto, sendo que em 87 municípios os prefeitos foram eleitos logo no primeiro turno. No entanto, em três cidades emblemáticas – Niterói, Petrópolis e São João de Meriti – os eleitores terão que voltar às urnas no dia 27 de outubro para o segundo turno das eleições.

Em Niterói, a disputa será entre o ex-prefeito Rodrigo Neves, do PDT, e o deputado federal Carlos Jordy, do PL. No primeiro turno, Neves obteve 48,47% dos votos, enquanto Jordy conquistou 35,59%. A deputada federal Talíria Petrone, do PSOL, e Bruno Lessa, do Podemos, ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Juntos, Danielle Bornia, Alessandra Marques e Guilherme Bussinger somaram 0,15% dos votos.

Já em Petrópolis, o vereador Hingo Hammes, do PP, saiu na frente com 49,96% dos votos, sendo desafiado no segundo turno pelo deputado estadual Yuri Moura, do PSOL. Os demais candidatos, Rubens Bomtempo, Eduardo Blog e Doutor Santoro, obtiveram votações significativas, mas não o bastante para seguirem na disputa.

Em São João de Meriti, a disputa se dará entre Leo Vieira, do Republicanos, e Valdecy da Saúde, do PL. Leo Vieira obteve 49,82% dos votos no primeiro turno, contra 33,01% de Valdecy da Saúde. Outros quatro candidatos também concorreram à prefeitura, mas um deles teve a candidatura anulada sub judice.

Além disso, vale ressaltar que 52 cidades do país, incluindo 15 capitais, tiveram o resultado adiado para o segundo turno. As decisões eleitorais seguem movimentando a população e prometem ser acirradas nas próximas semanas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo