Para aqueles que ainda não sabem onde vão votar, existem diversas formas de consultar a sua seção eleitoral. Uma das opções é acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, na página de Atendimento Eleitoral, clicar na opção “Onde Votar”. Para fazer a autenticação, é necessário fornecer o nome, número do título ou CPF do eleitor, juntamente com a data de nascimento e o nome da mãe.
Além do site do TSE, os 26 tribunais regionais eleitorais (TREs) também disponibilizam esse serviço em suas páginas online. Basta preencher os dados solicitados para receber informações como número da inscrição, zona eleitoral e local de votação.
Outra opção é o aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos para smartphones com sistema Android ou IOS. O aplicativo informa o local de votação logo na tela inicial e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o eleitor até a seção eleitoral.
No dia da eleição, não é obrigatório portar o título de eleitor físico, sendo possível utilizar a versão digital, o e-Título. No entanto, é essencial que o documento esteja em situação regular. Caso a inscrição eleitoral esteja cancelada ou suspensa, o eleitor não terá o título na lista da seção eleitoral.
Na seção de votação, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, como o e-Título, carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, entre outros. A Justiça Eleitoral ressalta que os documentos podem ser aceitos mesmo com a data de validade expirada, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor.
Com todas essas orientações, os eleitores podem se preparar da melhor forma para exercer o seu direito ao voto de maneira consciente e cidadã neste domingo.