Polícia detém e agride homem em situação de rua com mata-leão no centro de São Paulo, vídeo registra abuso.

Na tarde deste sábado (7/12), a Praça do Patriarca, localizada no centro de São Paulo, foi palco de uma ação polêmica envolvendo um homem em situação de rua e policiais militares. Durante uma abordagem, os PMs aplicaram um golpe conhecido como “mata-leão” no rapaz, uma prática proibida pela corporação.

Uma equipe da prefeitura, que realizava atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade no local, presenciou a cena e uma das agentes do serviço social não hesitou em filmar a ação. Nas imagens, é possível ver dois PMs tentando imobilizar o homem de forma agressiva, chegando a aplicar chaves de pescoço e o temido mata-leão.

A testemunha, visivelmente abalada, expressou sua indignação ao ver a brutalidade dos policiais, destacando que o homem não representava ameaça e acabara de receber assistência da equipe da prefeitura. O vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais, gerando revolta e indignação por parte dos internautas.

Em comunicado oficial, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o homem em questão, de 37 anos, foi detido por desacato e resistência após uma abordagem policial. Segundo a SSP, durante a ação, o suspeito teria se aproximado dos agentes, proferido ofensas e tentado interferir no trabalho, chegando a morder um dos policiais.

O homem foi encaminhado ao 8º DP (Brás), onde foi multado. A Polícia Militar está analisando as imagens do ocorrido e prometeu adotar as medidas necessárias caso sejam comprovados excessos por parte dos envolvidos. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) lamentou o ocorrido e reiterou o compromisso de oferecer assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo