Polícia Civil de Alagoas inicia curso de Inteligência para profissionais de segurança pública

A Polícia Civil de Alagoas deu início nesta segunda-feira (6) à 2ª edição do Curso Básico de Inteligência, organizado pela Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol) e pela Escola Superior de Polícia. O objetivo do curso é promover o nivelamento sobre os aspectos gerais de inteligência aos profissionais da área de segurança pública do Estado.

O curso terá a duração de cinco dias e conta com a participação especial do superintendente da Agência Brasileira de Inteligência em Alagoas (Abin/AL), Eduardo Cordeiro Carpóforo da Rocha, que será palestrante. A palestra de Carpóforo teve como tema “Inteligência no combate a Orcrims (Organizações Criminosas)”.

A solenidade de abertura do curso contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, que ressaltou a importância da valorização da inteligência para as forças de segurança. Saraiva destacou a integração entre as forças de segurança e outros órgãos estaduais e federais, como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O delegado-geral Gustavo Xavier enfatizou que a atual gestão da Polícia Civil tem valorizado a inteligência da instituição, que passou de apenas um núcleo para se tornar uma diretoria, a Dinpol. Xavier também ressaltou a importância da inteligência para fortalecer os inquéritos policiais e auxiliar o trabalho do Judiciário.

O diretor da Dinpol, Thales Araújo, agradeceu a todos os participantes do curso, bem como aos instrutores que se dedicaram para preparar as aulas. Já o diretor da Escola Superior de Polícia, Rubens Martins, destacou que a realização deste segundo curso é um marco e demonstra a mudança de paradigmas na Polícia Civil.

Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes na solenidade o delegado-geral Adjunto da Polícia Civil, Eduardo Mero, o superintendente da Abin em Alagoas, Eduardo Cordeiro Carpóforo, e outros diretores e representantes das forças de segurança do Estado.

O Curso Básico de Inteligência é uma iniciativa importante para capacitar os profissionais da segurança pública e fortalecer o trabalho de combate às organizações criminosas. A troca de experiências e conhecimentos entre as diferentes instituições presentes no curso contribui para a melhoria e a eficiência do sistema de segurança pública em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo