Polícia Científica de Alagoas emite mais de 12 mil Carteiras de Identidade Nacional em mutirões pelo estado



No ano passado, o Instituto de Identificação, que faz parte da Polícia Científica de Alagoas, emitiu um total de 12.018 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) durante os 70 mutirões realizados em todo o estado. As ações foram desenvolvidas em parceria com outras secretarias do governo, prefeituras e entidades não governamentais, visando facilitar o acesso da população ao serviço de emissão do documento.

O superintendente do Instituto de Identificação, Erik Silveira, destacou que a expectativa para este ano é ampliar o número de atendimentos à população, aproveitando o uso de novas tecnologias. Desde o início do ano, o instituto retomou as ações externas, atendendo comunidades indígenas e quilombolas. Segundo Silveira, a intenção é expandir a maneira de emitir a nova carteira de identidade, garantindo a cidadania e os direitos e deveres que pertencem a cada cidadão.

Além dos mutirões, o instituto também está realizando atendimentos domiciliares. Após agendamento, a equipe vai até as unidades de saúde ou à residência do cidadão que não possui condições de se locomover até os postos de atendimento. Nessa modalidade, são coletadas as informações e documentos pessoais, as digitais e a imagem do requerente, que são enviados à sede do instituto para processamento. Quando o documento estiver pronto, a equipe faz a entrega.

O novo modelo da Carteira de Identidade Nacional foi implementado em Alagoas a partir de 2023, substituindo o antigo RG. O documento, que tem como número de registro geral o CPF do cidadão, possui validade em todo o território nacional e reúne várias informações de outros documentos em um QR-code.

Os requisitos para a emissão da nova carteira de identidade são o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Certidão de Nascimento ou Casamento. Para mais informações sobre os postos de atendimento, formas de agendamento e documentação necessária, os cidadãos podem acessar o site da Polícia Científica. Essas ações visam contribuir para o acesso facilitado à documentação necessária para a plena cidadania e o exercício dos direitos e deveres de todos os brasileiros.

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