Plenário do Senado homenageia os 40 anos do movimento Diretas Já em sessão especial na sexta-feira às 14h.

Na sexta-feira (26) o Plenário do Senado realizará uma sessão especial em homenagem ao movimento Diretas Já, que completou 40 anos. A comemoração foi solicitada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) por meio do requerimento RQS 72/2024, onde ele destaca a importância das manifestações populares em prol da Emenda Dante de Oliveira (PEC 5/1983), que buscava restabelecer as eleições diretas para presidente da República.

O movimento Diretas Já foi marcado por uma série de protestos em diversas capitais brasileiras, com destaque para a participação de mais de 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro e de mais de 1,7 milhão em São Paulo. Para o senador, as Diretas Já representaram um dos maiores movimentos políticos contra a repressão da ditadura, contando com o apoio de mais de 80% da população na época.

Apesar da ampla popularidade da proposta, a Emenda Dante de Oliveira não foi aprovada pela Câmara dos Deputados, o que levou à realização das eleições presidenciais sem consulta popular. No entanto, a oposição à ditadura já era evidente, com a imprensa, a população e a maioria do Congresso Nacional se posicionando contra o regime.

No dia 15 de janeiro de 1985, o candidato Tancredo Neves saiu vitorioso no Colégio Eleitoral, encerrando assim o período ditatorial e dando início a uma nova fase política no Brasil. A sessão especial no Senado é uma forma de relembrar e homenagear a luta e a mobilização do povo brasileiro em prol da democracia durante o movimento Diretas Já.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo