PIB de Alagoas Deve Crescer 3,4% em 2023, Terceiro Maior do País, Aponta Estudo do Santander



Nesta segunda-feira (29), foi divulgado um estudo pelo Santander que causa entusiasmo e otimismo para Alagoas: o Produto Interno Bruto (PIB) do estado deve crescer 3,4% ainda neste ano. Esse crescimento coloca Alagoas em um honroso terceiro lugar no ranking nacional de expansão econômica, ficando atrás apenas de Roraima, que projeta um crescimento de 4,3%, e Tocantins, com 3,8%.

O levantamento também traz boas notícias para os próximos anos. Em 2024, a projeção é que o PIB alagoano alcance um crescimento de 2%, superando tanto a economia brasileira, que deve crescer apenas 0,6% nesse período, quanto a do Nordeste, cuja previsão é de 3,5%. Conforme detalhado no estudo elaborado pelos economistas Gabriel Couto, Henrique Danyi e Rodolfo Pavan, esse crescimento está alicerçado principalmente no setor de serviços, que deve registrar uma alta de 2,5% este ano.

Couto apontou que o setor de serviços de Alagoas tem mantido uma trajetória ascendente desde 2022, com previsão de continuar nessa linha até 2025. Esse setor, que é um dos motores da economia local, mostra uma robustez que sugere um crescimento sustentável e contínuo.

Outro setor que promete contribuir significativamente para a economia do estado é a agropecuária, que representa 17,8% da economia alagoana – a maior participação no Nordeste. Segundo as previsões do Santander, o PIB da agropecuária em Alagoas deve crescer expressivos 6,5% em 2024, um valor notavelmente superior ao incremento de 2,4% projetado para o Nordeste e ao recuo de 1% previsto para o Brasil.

A indústria também apresenta um cenário positivo, com a previsão de um aumento de 1,5% em 2024, após uma queda na mesma intensidade no ano anterior. Esse avanço no setor industrial é visto como estratégico para manter o equilíbrio econômico do estado, favorecendo a geração de emprego e renda.

De acordo com Renata dos Santos, secretária de Estado da Fazenda, esse ciclo de crescimento econômico é resultado de nove anos de investimentos contínuos e rigorosa gestão fiscal. “Temos trabalhado para proporcionar um ambiente de segurança jurídica que atraia investimentos estruturados. Essa abordagem faz com que o setor privado invista no estado, elevando a criação de empregos e a renda da população,” explicou a secretária.

Para 2025, as perspectivas continuam favoráveis. A projeção de crescimento do PIB de Alagoas é de 1,9%, ligeiramente superior ao crescimento previsto para a economia brasileira, de 1,8%. As últimas estatísticas oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre as economias estaduais foram publicadas em 2021 e agora, com essas novas previsões, Alagoas se consolida como uma das principais apostas para o crescimento econômico regional e nacional nos próximos anos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo