O chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, anunciou em uma coletiva de imprensa no Palácio do Buriti que um inquérito será aberto para apurar se o atentado tem alguma relação com investigações em andamento no STF.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que estava em Roma, pediu rigor e celeridade na investigação dos ataques. Ele enfatizou a gravidade do ocorrido e instruiu todas as unidades de segurança e inteligência do governo a agirem com rapidez para identificar os responsáveis e a motivação por trás dos ataques.
Francisco Wanderley Luiz, também conhecido como Tiü França nas redes sociais, era morador de Rio do Sul (SC) e foi candidato a vereador nesse município em 2020, embora não tenha sido eleito. Suas postagens nas redes sociais sugerem um ataque com bombas contra políticos que ele chama de “comunistas de merda”.
Após a explosão, o corpo de Francisco ficou desfigurado, com seu lado direito da cabeça e a mão direita dilacerados. Seus restos mortais foram arremessados a vários metros do local da explosão.
A Polícia Federal continua investigando o caso para esclarecer as circunstâncias do atentado e identificar possíveis conexões com outros fatos em andamento. A segurança na Praça dos Três Poderes e em torno do STF permanece reforçada enquanto as investigações prosseguem.