Petição reclama da arbitragem na final da Copa do Mundo e busca repetição do jogo; já conta com 86 mil assinaturas, mas sem efeito na Fifa.

A repercussão da final da Copa do Mundo de 2026 segue a todo vapor na Argentina, mobilizando torcedores e gerando uma onda de protestos nas redes sociais. Uma petição criada na plataforma Change.org, que solicita a repetição da decisão, já conta com mais de 86 mil assinaturas de fãs apaixonados que desejam questionar a arbitragem do árbitro esloveno Slavko Vinčić no último domingo. Essa iniciativa, lançada pela torcedora Gisela Sánchez, argumenta que decisões tomadas durante o jogo influenciaram diretamente o resultado, que foi uma vitória da Espanha por 1 a 0, após prorrogação, com um gol de Ferran Torres.

Entretanto, apesar da indignação expressa na petição e das convicções de seus apoiadores, não existem provas substanciais que respaldem as alegações de irregularidade. A falta de evidências concretas levanta dúvidas sobre a efetividade da campanha, já que iniciativas desse tipo não têm impacto jurídico ou esportivo nas decisões da FIFA, órgão máximo do futebol mundial.

Esse não é um fenômeno isolado na atual Copa do Mundo. Apenas alguns dias antes, torcedores franceses haviam lançado uma petição semelhante após a derrota da França para a Espanha na semifinal. Também reunindo um considerável número de assinaturas – mais de 82 mil –, essa mobilização pedia a repetição da partida, alegando um erro de arbitragem em um lance que antecedeu um pênalti. No entanto, assim como a petição argentina, não gerou qualquer consequência prática.

Além disso, ainda durante a competição, outra petição expressou um sentimento de revolta em relação à seleção argentina. Chamado de “Argentina Out”, o movimento reuniu mais de 23 milhões de assinaturas, exigindo a exclusão da equipe das competições organizadas pela FIFA. O movimento teve como base alegações de favorecimento devido a decisões arbitrárias em momentos críticos do torneio, atingindo uma grande adesão de torcedores de diversas partes do mundo.

Embora a mobilização impressionante da campanha “Argentina Out” tenha se aproximado do recorde mundial para petições online, os organizadores sabem que ações populares dessa natureza não representam uma ameaça real à participação da seleção argentina em torneios futuros. As decisões sobre sanções e participação de equipes cabem exclusivamente à FIFA, que não considera abaixo-assinados como parte de seu processo decisório. Após a final, a petição foi encerrada, permanecendo apenas como registro de um momento de intensa paixão e engajamento dos torcedores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo