Ao todo, 24 hotéis na capital alagoana se engajaram nessa iniciativa, oferecendo não apenas acomodações confortáveis, mas também café da manhã aos competidores. Esse esforço conjunto contou com o trabalho coordenado da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com apoio relevante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH).
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, essa parceria público-privada tem mostrado um impacto positivo e relevante. “O JEAL é uma importante ferramenta de transformação social. A vida de inúmeros atletas é transformada pelo esporte. É gratificante poder contribuir através da rede hoteleira do nosso estado, proporcionando estadia digna aos alunos durante a etapa estadual dos jogos. Além de apoiar a competição, essa ação também beneficia o setor hoteleiro alagoano”, afirmou Braga.
Os Jogos Estudantis contaram com uma ampla gama de competições, incluindo modalidades individuais e coletivas, com a participação de jovens de escolas públicas e privadas de diversos municípios alagoanos. No total, mais de cinco mil competidores integraram a fase estadual. As etapas finais dos jogos estão programadas para ocorrer nas cidades de Recife e João Pessoa, entre setembro e novembro de 2024.
Na segunda etapa dos jogos, destinada à categoria juvenil, jovens de 15 a 17 anos competiram em modalidades como futsal, voleibol, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo e atletismo adaptado. A competição teve início no dia 19 e seguiu até o dia 24, culminando na classificação dos campeões para a etapa nacional.
Vale ressaltar que o apoio do trade turístico não foi restrito à segunda etapa dos jogos. Durante a primeira fase, que ocorreu entre 17 e 22 de junho, foram igualmente disponibilizadas 4.742 diárias (room nights) para os atletas. Além das acomodações, os jovens competidores receberam um café da manhã nutritivo, garantindo uma hospedagem confortável e um bom início de dia para suas competições.
Essa articulação entre o Governo do Estado e o setor hoteleiro não só fomenta o desenvolvimento do esporte entre os jovens, mas também promove um incremento econômico aos estabelecimentos participantes, gerando um impacto positivo na economia local.