Parceria entre INSS, Ministério da Previdência e Correios facilita solicitação de benefício por incapacidade temporária para o trabalho.



Na última segunda-feira (15), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Previdência Social e os Correios anunciaram a ampliação da parceria que permite aos segurados solicitar o benefício por incapacidade temporária para o trabalho diretamente em uma agência dos Correios. Essa parceria, que teve início como um projeto-piloto em Fortaleza (CE) neste ano, agora se estende a 2,6 mil agências dos Correios em todo o país.

Uma das principais inovações dessa parceria é o uso da ferramenta Atestmed, desenvolvida pelo INSS, que simplifica o processo de envio da documentação digital necessária, como laudos médicos, facilitando a análise dos casos. Com essa medida, os segurados do INSS que necessitam do benefício por até 180 dias de afastamento do trabalho não precisarão mais marcar uma perícia presencial com um médico federal, agilizando o processo de concessão do auxílio-doença.

Atualmente, o prazo médio para a análise dos pedidos de benefício é de 15 dias, e a expectativa é que com a expansão da parceria com os Correios, o atendimento aos segurados seja ainda mais eficiente. Além das agências dos Correios, os segurados podem solicitar o benefício por outros canais de atendimento, como as agências da previdência social, o aplicativo Meu INSS, o telefone 135 e o site.

Essa iniciativa visa beneficiar principalmente os segurados do INSS que enfrentam dificuldades para solicitar o benefício pelo aplicativo Meu INSS ou que não têm acesso à internet. Agora, com a possibilidade de serem atendidos mais próximos de suas residências, espera-se que mais segurados possam ter acesso ao auxílio-doença de forma mais ágil e eficiente.

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