Para Marx, alta do PIB precisa se converter em “desenvolvimento social para os brasileiros”

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% no 2º trimestre, na comparação com os 3 primeiros meses do ano, segundo divulgou nesta quinta-feira (29) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre de 2019 totalizou R$ 1,780 trilhão. O resultado, embora reforce a leitura de maior fraqueza da economia em 2019, veio um pouco acima do esperado pelo mercado e afastou o risco de entrada do país em uma recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de retração do PIB.

Para o coordenador da bancada federal alagoana no Congresso Nacional, deputado federal Marx Beltrão (PSD), os números do PIB podem ser considerados animadores, mas “ao mesmo tempo, reforçam a tese de que se o país cresceu, este crescimento precisa ser compartilhado e ser traduzido no aumento do investimento público nacional. Por isso, é importante que o governo retome investimentos em obras e ações nos campos prioritários para o desenvolvimento nacional, fazendo com que o crescimento da economia se conjugue e se converta e desenvolvimento social para os brasileiros”.

Ainda segundo Marx, “o governo precisa retomar e aumentar o repasse de recursos públicos para ações, especialmente nos estados do Nordeste. Tenho dialogado intensamente com ministros e autoridades de Brasília sobre esta necessidade. Inclusive, na semana passada, recebemos a notícia de que também a arrecadação federal cresceu. Veja, se os indicadores econômicos são positivos, estados mais economicamente vulneráveis como Alagoas precisam receber mais recursos da União a fim de concretizarem melhorias para sua gente”.

A alta do PIB no 2º trimestre foi puxada, principalmente, pelos ganhos da indústria (0,7%) e dos serviços (0,3%). Já a agropecuária caiu 0,4%. Pela ótica da despesa, a taxa de investimento avançou 3,2% e o consumo das famílias cresceu 0,3%, enquanto que o consumo do governo recuou 1%. A alta de 0,4% foi o melhor resultado para segundos trimestres desde 2013 (2,3%). O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo