“Para Braskem, não há mais o que esperar”, diz Marx defendendo indenização imediata para moradores do Pinheiro

De acordo com o deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, “Para a Braskem, não há mais o que esperar. O estudo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais é vigoroso, esclarecedor, contundente e preciso. A empresa precisa avançar e discutir logo como indenizar, com justiça, os moradores do bairro. Caso contrário, deverá ser forçada a pagar estes valores por decisão judicial, diante das ações muito apropriadas e justas propostas pelo MP e pela Defensoria Pública”.

A fala de Marx Beltrão foi feita nesta quarta-feira (8) à equipe do Repórter Maceió. O parlamentar acompanhou, via internet direto de Brasília, a apresentação do laudo com os estudos pelos pela Companhia no bairro do Pinheiro. Marx Beltrão já havia se manifestado anteriormente, citando acreditar que a mineração seria a responsável pelas rachaduras nesta região de Maceió. Mais precisamente, em três bairros da capital.

Para chegar a conclusão de que a Braskem seria a responsável pelo fenômeno do bairro do Pinheiro, os pesquisadores utilizaram diversos métodos científicos que foram interpretados e integrados. Os métodos geofísicos – gravimetria, audiomagnetotelúrico e eletrorresistividade – permitiram a melhor caracterização do subsolo da região estudada. A interferometria, por sua vez, detectou deslocamento da superfície compatível com subsidência por deformação dúctil/rúptil (rochas que se deformam até o limite de ruptura/rochas que se deformam sem romper) das camadas geológicas na região de poços de extração de sal-gema.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo