A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) de Maceió tem feito esforços significativos no passado recente para melhorar as condições das estradas na capital alagoana. No mês de julho, a Operação Tapa-Buraco, uma iniciativa da Seminfra, conseguiu recuperar 150 vias em toda a cidade. Isso implicou intervenções de pavimentação que abrangem a parte alta e a parte baixa da cidade.
Essa operação buscou principalmente garantir a circulação segura e fluida de veículos em Maceió e, nesse aspecto, ocorreu uma robusta operacionalização no terreno. Durante julho, os trabalhos da Operação Tapa-Buraco, que trabalhou incansavelmente para cumprir suas metas, aconteceram em 35 bairros em toda a capital.
O Diretor de Manutenção de Vias da Seminfra, Pedro Lucas, evidenciou a determinação e a dedicação da operação ao afirmar: “Estamos comprometidos em garantir vias mais seguras para quem precisa se deslocar por Maceió, principalmente após esse período de chuvas. Cada atividade, em cada bairro e em cada estrada, é crucial para que esse objetivo seja alcançado”.
Outro fato que merece destaque é que a Seminfra esteve presente em diversos bairros realizando serviços de tapa-buracos em maio. A lista inclui Santa Lúcia, Poço, Tabuleiro do Martins, Ponta Grossa, Barro Duro, Petrópolis, Ponta Verde, Benedito Bentes, Antares, Gruta de Lourdes, Clima Bom, Jatiúca, Farol, Cidade Universitária, Jacintinho, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Levada, São Jorge, Mangabeiras, Cambona, Fernão Velho, Pajuçara, Feitosa, Village Campestre, Jaraguá, Pinheiro, Santos Dumont, Pitanguinha, Ipióca, Santa Amélia e Centro.
As chuvas fortes em julho causaram danos adicionais às estradas e, em resposta, a Prefeitura de Maceió redobrou os esforços da Operação Tapa-Buraco. A operação trabalhou continuamente por 48 horas, correndo por vários bairros da capital, para mitigar o impacto do mau tempo nas vias.
Além disso, foram empregados recursos tecnológicos para lidar com situações emergenciais. A tecnologia de asfalto ensacado frio foi empregada na manutenção em dias de chuva. Esse método é usado quando o volume de água impede a aplicação do método convencional de utilização de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) para a reparação dos buracos nas estradas.