Operação Saturação reduz em até 30 minutos o deslocamento de usuários de ônibus


Fiscalização da SMTT ocorreu em trechos estratégicos das Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima

Equipes foram posicionados em pontos estratégicos para coibir uso indevido da faixa. Foto: Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou, entre os dias 5 e 9, a Operação Saturação. A ação fiscalizatória teve o intuito de coibir o uso indevido da faixa azul e ocorreu em trechos estratégicos das Avenidas Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, e Fernandes Lima, no Farol. Ao todo, 1.652 infrações foram registradas pelos Grupamento de Ações Táticas de Transportes (GATT), composto por agentes e fiscais de transportes.

“Pelos nossos canais da SMTT, recebemos diversas reclamações de usuários e de motoristas de ônibus sobre a insistência de condutores em utilizarem indevidamente a faixa azul que é prioritária para ônibus do transporte coletivo, escolares, táxis com passageiros e viaturas em serviço. Daí intensificamos a fiscalização para evitar essa prática indevida ”, explicou a diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle.

Espaço é prioritário para a circulação do transporte coletivo e outros veículos em serviço. Foto: Arquivo Secom Maceió

Os dias e horários de proibição na faixa azul para a circulação de veículos individuais é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora desses dias e horários, é livre a circulação nos corredores preferenciais de ônibus. Aos finais de semana e feriados, períodos em que o fluxo de veículos trafegando pelas vias de Maceió é menor, é autorizado o tráfego nesses corredores.

O uso indevido da faixa azul nos horários e dias proibidos é uma infração de natureza leve. O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado no valor de R$ 88,38, perdendo três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Outras infrações

Ainda durante a operação, outras 123 infrações foram visualizadas pelos agentes da SMTT. O excesso de pessoas nos coletivos, não uso do cinto de segurança e do capacete, avanço de semáforos e manuseio do celular ao volante estão entre as principais ocorrências.

Faixa Azul funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Foto: Arquivo Secom Maceió

“Nosso intuito é tornar a ação contínua para coibir as irregularidades de trânsito e priorizar o deslocamento ágil da maior quantidade de pessoas que utilizam a frota do SIMM. As análises técnicas constataram que os ônibus durante os dias da operação, tiveram uma redução de até 30 minutos no tempo das viagens. É um período considerável e faz com que as pessoas cheguem mais rápido às suas atividades”, pontuou o titular da SMTT, André Costa.

Ascom SMTT

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo