Operação ‘Farpas’ combate contrabando de produtos importados sem recolhimento de impostos em Arapiraca, apreendendo celulares e roupas falsificados







Operação Farpas: Receita Federal e PRF combatem contrabando em Arapiraca

Nesta terça-feira (28), a Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram uma operação em Arapiraca, no interior de Alagoas, com o intuito de combater o contrabando de produtos importados sem recolhimento de impostos. A ação resultou na apreensão de celulares, acessórios e roupas em 15 estabelecimentos no centro da cidade, todos sendo comercializados sem nota fiscal.

De acordo com as autoridades, há suspeita de que os produtos sejam falsificados, uma vez que não há comprovação de origem. A Receita Federal alertou para o fato de que produtos falsificados não oferecem as mesmas garantias dos originais e não atendem às especificações técnicas de fabricação, higiene e segurança, podendo, muitas vezes, financiar o crime organizado.

Além disso, a utilização de produtos eletrônicos sem procedência representa um risco para a saúde dos consumidores, além de prejudicar a indústria brasileira e o investimento do país, conforme ressaltou a Receita Federal. A operação recebeu o nome de “Farpas”, uma referência à etimologia da palavra Arapiraca, que se originou do termo tupi “arupare’aka”, significando “farpas”.

Até o momento, não houve prisões relacionadas à operação, e as autoridades continuam atentas para coibir o contrabando e a venda ilegal de produtos na região.


Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo