Operação conjunta em Maceió recolhe pneus para combater focos do Aedes aegypti e prevenir doenças transmitidas pelo vetor.



Na última segunda-feira (8), as Secretarias Municipais da Saúde (SMS), de Segurança Cidadã (Semsc) e do Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa) se uniram em uma operação conjunta para o recolhimento de pneus em borracharias, ferros-velhos e terrenos baldios em Maceió. O objetivo da ação foi eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika.

Representantes da Saúde de Maceió, incluindo a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) e a Unidade de Vigilância em Zoonoses, estiveram presentes para conscientizar sobre a importância de combater a proliferação do mosquito. Airton Santos, chefe especial da Visa, destacou a importância da ação educativa durante o recolhimento de pneus, orientando os proprietários de estabelecimentos sobre medidas preventivas.

Em entrevista, Santos ressaltou: “Além do recolhimento de pneus, estamos atuando na conscientização dos responsáveis pelas borracharias, ferros-velhos e terrenos baldios, distribuindo panfletos e orientações sobre o armazenamento adequado dos pneus. Queremos que toda a população maceioense se engaje nesse esforço de combate ao mosquito transmissor das doenças”.

A operação teve início no último sábado (6) e está prevista para continuar até a terça-feira (09), abrangendo todos os bairros das partes alta e baixa da cidade. Durante a ação, foram recolhidos diversos pneus em locais propensos à acumulação de água parada, contribuindo para a redução dos focos de reprodução do Aedes aegypti.

As fotos registradas pela Vigilância Sanitária durante a operação mostram a magnitude do trabalho realizado pelas equipes de fiscalização, evidenciando o empenho das autoridades locais em combater ativamente a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses. A ação integrada das Secretarias Municipais demonstra o compromisso da gestão com a saúde e segurança da população de Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo