O Senar Alagoas avança com o Programa CNA Jovem, beneficiando jovens com treinamentos e oportunidades de trabalho.

No último final de semana, jovens do Programa CNA Jovem enfrentaram diversos desafios durante a segunda etapa estadual em Alagoas, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Além do desafio da Regional, que consiste em desenvolver a cadeia produtiva de grãos no estado, eles também tiveram que encontrar soluções para várias questões relacionadas ao setor agropecuário apresentadas pelas instrutoras do Senar.

No sábado, o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Edilson Maia, ministrou uma palestra sobre inovação e inspiração, ressaltando a importância desses dois pilares na formação de novas lideranças no agronegócio. Morgana Tavares, presidente do Sindicato Rural de Junqueiro, também compartilhou com os participantes as ações realizadas pela entidade na região Agreste, além de falar sobre sua experiência como integrante da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, um programa de desenvolvimento da liderança feminina no campo.

No domingo, os jovens participaram de uma conversa com Juliana Almeida, também integrante da Comissão Nacional das Mulheres do Agro. Ela compartilhou um pouco de sua trajetória de vida e destacou a importância dos jovens se dedicarem à busca de conhecimento técnico e teórico para aplicação nas atividades agropecuárias. Juliana Almeida também apresentou um caso de sucesso na área de apicultura, inspirando os jovens participantes.

Luana Torres, superintendente adjunta do Senar/AL, compartilhou sua experiência ao participar do programa no início de sua carreira, incentivando os jovens a seguirem suas jornadas no agronegócio. Ela ingressou na instituição como estagiária e hoje ocupa um cargo de direção. Além disso, no domingo, houve uma palestra ministrada por Vânia Paes, administradora de empresas e instrutora do Senar Alagoas, sobre as diferentes formas de comunicação.

Thamyres Valeriano, uma das jovens participantes do programa, destacou a importância do aprendizado proporcionado pelo CNA Jovem. Ela afirmou que estar na etapa de inovação é fantástico, pois agora podem discutir ideias que trarão resultados concretos para os produtores rurais. Thamyres ressalta que o programa ajudou a desenvolver habilidades pessoais e profissionais, potencializando seu crescimento.

Graziela Freitas, gerente técnica do Senar Alagoas, enfatizou a importância do Programa CNA Jovem na formação de novas lideranças para o agronegócio. Ela destaca que a sucessão familiar no campo ainda é baixa e que esses jovens contribuem para impulsionar esse processo.

Nesta edição, a quinta do CNA Jovem, houve um total de 2.446 inscritos de todo o Brasil, sendo que a etapa nacional começou em novembro de 2022, de forma remota, com o módulo introdutório “Conhecendo o Sistema CNA e o setor agro”. Desde 2014, ao menos uma etapa do programa foi realizada por um total de 7.401 jovens de todo o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo