O governo russo confirma a presença de Prigojin no avião russa, que resultou na trágica morte de 10 tripulantes.


O fundador do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigojin, estava entre os passageiros de um avião que caiu nesta quarta-feira, na região russa de Tver, matando todas as 10 pessoas a bordo. O acidente foi confirmado pelas autoridades da Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, que informaram que uma investigação foi aberta para esclarecer as circunstâncias da queda.

Além de Prigojin, outros seis passageiros estavam a bordo do jato particular Embraer, sendo eles Sergey Propustin, Yevgeny Makaryan, Alexander Totmin, Valery Chekalov, Nikolay Matyuseyev e Dmitry Utkin, comandante e cofundador do grupo Wagner. Também estavam presentes três tripulantes: Aleksei Levshin, comandante; Rustam Karimov, copiloto; e Kristina Raspopova, comissária de bordo.

Os corpos de todas as vítimas foram recuperados do local do acidente e a operação de busca foi encerrada. O avião decolou do aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, com destino a São Petersburgo e caiu a menos de 160 quilômetros de distância, perto da cidade de Tver.

Poucas horas após o acidente, um canal do Telegram ligado a Prigojin alegou que o líder do grupo Wagner havia sido morto “como resultado de ações de traidores da Rússia”. Essa afirmação foi divulgada pelo Gray Zone, mas ainda não foi confirmada oficialmente.

É importante ressaltar que Yevgeny Prigojin estava envolvido em um motim realizado contra o Exército russo no mês de junho, que durou menos de 24 horas. Após o motim, Prigojin foi exilado na Bielorrússia, mas aparentemente conseguia circular livremente mesmo depois das suas ações.

Curiosamente, o acidente ocorre no mesmo dia em que o general Sergei Surovikin, suspeito de apoiar o motim do grupo Wagner, foi demitido. Surovikin era vice-comandante das operações militares da Rússia na Ucrânia e não era visto publicamente desde junho. Segundo a agência estatal RIA Novosti, ele foi substituído pelo general Viktor Afzalov.

A investigação sobre a queda do avião continua em andamento, e novas informações são aguardadas para esclarecer os fatos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo