Nova explosão ocorre em usina química atingida pelo furacão Harvey em Houston

Uma nova grande explosão ocorreu nesta sexta-feira (1) na usina química do grupo francês Arkema em Crosby, perto de Houston, informou a mídia local. A planta tinha sido fortemente danificada por outras explosões ocorridas na quinta-feira.

Inundada e sem energia elétrica e, portanto, sem um sistema de refrigeração para os materiais altamente inflamáveis que produz e armazena, a fábrica representava um risco há dias. Por isso, as autoridades locais estabeleceram um perímetro de evacuação de cerca de três quilômetros em volta da planta, informa o G1.

A usina, que emprega 57 pessoas, fabrica peróxidos orgânicos, um composto que é usado para fabricar plásticos, poliestireno, polipropileno, PVC e produtos farmacêuticos.

Muitos produtos de consumo habitual, desde carros até embalagens de alimentos, passando por produtos de saúde e limpeza, contêm peróxidos orgânicos: superfícies de trabalho, tintas à base de acrílico, revestimentos para automóveis, copos e placas de poliestireno, envoltórios, entre outros, de acordo com informações da Arkema.

O grupo não informou o volume de produtos afetado pelas explosões.

“Um dos nove contêineres (de produtos tóxicos) sofreu uma degradação do produto”, declarou Richard Rennard, um dos responsáveis pela fábrica, sem dar mais informações.

“Nós temos outros produtos químicos armazenados que usamos como matérias-primas para a fabricação de nossos produtos acabados”, acrescentou, observando que “esses materiais não representam qualquer problema”, pois os danos são limitados a uma área restrita da usina.

Rennard também afirmou que esses produtos estavam “armazenados em segurança”, mas não especificou o volume que representavam.

01/09/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo