Especialistas da Arpen apontam que a popularidade de Helena não foi uma surpresa, uma vez que, em 2015, o nome ocupava a modesta 45ª posição e, desde então, vem ganhando destaque. Em 2020, já era o nome feminino mais escolhido, demonstrando uma tendência crescente ao longo dos anos. Com um significado que remete à “luz e brilho”, Helena é um nome tradicional no Brasil, sendo popular desde a década de 1950 e totalizando mais de 444 mil registros ao longo das últimas décadas.
Apesar de perder a liderança geral para Helena, o nome Miguel se mantém como o mais registrado entre os nomes masculinos em 2024, com 22.142 registros. Em seguida, aparecem nomes como Gael, Ravi e Theo. Entre os nomes femininos, além de Helena, nomes como Cecilia, Maite e Alice também se destacaram.
Os dados revelam tendências que têm moldado as escolhas de nomes no Brasil, com uma preferência evidente por nomes curtos e sonoros. Nomes como Noah, Isis e Aurora também ganham espaço, refletindo a busca por nomes modernos e de fácil pronúncia. A análise dos registros de nascimento evidencia essas preferências, que são acompanhadas pelo Portal da Transparência do Registro Civil, operado pela Arpen-Brasil, que monitora os registros de nascimentos em todo o país.









