Além disso, as unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió funcionarão em regime de plantão durante todo o dia para fornecer sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais. Dessa forma, os pacientes internados que necessitem de transfusões sanguíneas serão atendidos normalmente, tanto em casos de urgência e emergência quanto para cirurgias eletivas.
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, destaca que o feriado de Nossa Senhora Aparecida é uma ótima oportunidade para os alagoanos que desejam doar sangue. Ela ressalta que muitas pessoas têm a vontade de praticar esse gesto nobre, mas acabam não encontrando tempo devido ao trabalho durante a semana ou nos fins de semana. Com a abertura das unidades do Hemoal nos feriados, é possível facilitar o acesso dos voluntários e contribuir para a estabilização do estoque de sangue.
No entanto, existem pré-requisitos fundamentais para ser um candidato à doação voluntária de sangue. Segundo Verônica Guedes, conforme o Ministério da Saúde, pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, AIDS e sífilis não podem doar sangue de forma alguma. Além disso, é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto.
A diretora do Hemoal também destaca que os voluntários não devem consumir bebidas alcoólicas, devem evitar alimentos gordurosos e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue. Pessoas gripadas, com influenza ou COVID-19 não podem fazer a doação. E aqueles que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação estão impedidos de doar sangue por 12 meses.
Essas medidas e restrições são necessárias para garantir a segurança tanto dos doadores quanto dos pacientes que receberão o sangue doado. Por isso, é importante que os interessados em fazer a doação estejam atentos aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Hemoal.
Com a colaboração da população, o Hemoal será capaz de suprir a demanda de sangue dos hospitais e garantir o atendimento adequado aos pacientes. Doar sangue é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas e é importante que as pessoas aproveitem essa oportunidade para ajudar aqueles que precisam.