Nicolás Maduro lançado como candidato à reeleição pelo PSUV em congresso; oposição contesta resultados anteriores.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) surpreendeu a todos ao anunciar oficialmente que o presidente Nicolás Maduro será candidato à reeleição no pleito que ocorrerá no dia 28 de julho. A decisão foi tomada durante a plenária do 5º Congresso do PSUV, realizada no último sábado, 16.

Em um discurso emocionado, Maduro destacou a importância de estar próximo do povo e afirmou: “Tenho andado pelas ruas num lindo reencontro com o povo, viajando de ponta a ponta do nosso país. Aonde quer que você vá, o que você encontra é um povo patriótico, cheio de heroísmo, mas, acima de tudo, cheio de esperança”. Essas palavras foram ressaltadas pelo gabinete presidencial venezuelano no X (antigo Twitter).

Nicolás Maduro está no poder desde 2013, quando assumiu a presidência após a morte de Hugo Chávez, de quem era vice-presidente. Desde então, venceu duas eleições, em 2013 e 2018, ambas contestadas pela oposição.

A candidatura de Maduro à reeleição levanta questionamentos sobre a situação política e econômica atual da Venezuela. O país enfrenta uma grave crise, com hiperinflação, escassez de alimentos e remédios, e um grande fluxo de emigração de venezuelanos em busca de condições melhores em outros países.

A decisão de Maduro em buscar mais um mandato também amplia a tensão entre o governo e a oposição, que acusa o atual presidente de autoritarismo e desrespeito aos direitos humanos. Resta agora aguardar os desdobramentos dessa decisão e como o povo venezuelano irá se posicionar diante dessa importante eleição.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo