Mutirão “Novembro Azul” oferece 400 exames de PSA para diagnosticar câncer de próstata a partir dos 40 anos.

No mês de novembro, a campanha “Novembro Azul” vem levantando a bandeira da conscientização e alerta para os cuidados com a saúde masculina. Nesse sentido, o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), irá oferecer 400 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), principal check-up para o diagnóstico do câncer de próstata, para homens a partir dos 40 anos.

O agendamento para a realização do exame no CPML é feito por meio de encaminhamento, que deve ser realizado pelo Centro de Diagnóstico e Imagem (Cedim) ou pelo Ambulatório de Especialidades (Ambesp), unidades de apoio da Uncisal. Além disso, é possível agendar o exame em unidades de saúde credenciadas pelo Sistema Nacional de Regulação (SisReg). Segundo Telma Amorim, diretora do CPML, o centro funciona pelo sistema SUS porta fechada, ou seja, atende apenas pacientes encaminhados por unidades credenciadas.

Os servidores da Uncisal também têm acesso ao agendamento do exame, devendo procurar a Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-Estar (Sasbem) ou o Setor de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade em que estão lotados.

É importante ressaltar que há algumas condições obrigatórias de preparo para a realização do exame de PSA. A coleta deve ser feita entre 6h30 e 9h e o paciente não pode ter ejaculado nas últimas 48 horas, feito exercícios em bicicleta ou andado de motocicleta nos últimos dois dias, praticado equitação nos últimos dois dias, utilizado supositório, recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal nos últimos três dias, realizado cistoscopia nos últimos cinco dias, ultrassonografia transretal nos últimos sete dias, colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias, estudo urodinâmico nos últimos 21 dias ou biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

Caso o resultado do exame seja alterado, Telma Amorim ressalta a importância de retornar à unidade de saúde ou ao médico solicitante para a realização de exames de imagem complementares. Esses exames podem ser feitos no Cedim e os resultados serão encaminhados ao especialista do Ambesp para acompanhamento, fechando assim o ciclo de atendimento ao paciente.

Apesar das constantes campanhas de prevenção e alerta, muitos homens ainda relutam em seguir as recomendações de rastreamento do câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Por isso, a campanha “Novembro Azul” busca conscientizar os homens brasileiros sobre a importância de serem protagonistas de sua saúde e cuidarem dela de maneira integral.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo