O critério para as transferências é baseado no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) da família, seguindo um calendário estipulado. Neste mês, o Bolsa Família contempla um total de aproximadamente 53,8 milhões de pessoas em todo o país, com destaque para 16,23 milhões de crianças de até 11 anos e 7,65 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos.
Os repasses são realizados de forma escalonada ao longo dos dez últimos dias úteis de cada mês, com exceção para municípios em estado de emergência ou calamidade pública. No total, o programa contempla famílias de todas as regiões do Brasil, sendo que a região Nordeste lidera em quantidade de famílias atendidas, seguida pelo Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste. O benefício médio atual é de R$ 668,73.
Além disso, o programa contempla grupos específicos, como mulheres grávidas, crianças e adolescentes, pessoas responsáveis por alimentar crianças de até seis meses, entre outros. A distribuição do Bolsa Família prioriza o auxílio às mulheres e crianças, que representam mais de 58% do público geral do programa.
Em resumo, o Programa Bolsa Família permanece como uma importante ferramenta de enfrentamento à vulnerabilidade social no Brasil, beneficiando milhões de famílias em todo o território nacional.