Em uma cerimônia realizada na noite de terça-feira (11), gestores públicos, lideranças e autoridades se reuniram para celebrar as iniciativas municipais que promoveram o empreendedorismo e geraram impacto positivo nas comunidades. O diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, marcou presença no evento, destacando a importância do empreendedorismo para a construção de uma sociedade mais próspera e inclusiva.
Ao todo, 240 projetos de todo o país competiram na final, após uma acirrada etapa estadual que envolveu representantes municipais de todas as Unidades da Federação. Em Alagoas, foram inscritos 33 projetos, com 10 sagrando-se vencedores. O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressaltou a responsabilidade de promover soluções para um país mais justo e igualitário por meio do empreendedorismo.
A 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora registrou um recorde de inscrições, com mais de 2,5 mil projetos submetidos em todo o país. Desde o início do prêmio em 2001, mais de 13 mil projetos já participaram da premiação, resultando em 1.614 vencedores regionais e 116 vencedores nacionais.
Este ano, duas novas categorias foram introduzidas no prêmio: Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Rural. Destacam-se os cases vencedores, como o projeto “Porto Murtinho na Rota” da Prefeitura de Porto Murtinho (MS) na categoria Inclusão Produtiva, e o projeto “Suinocultura Sustentável: a força do crescimento regional” da Prefeitura de Rolim de Moura (RO) na categoria Empreendedorismo Rural.
Além disso, prefeituras de diversos estados foram reconhecidas em categorias como Sustentabilidade & Meio Ambiente, Empreendedorismo na Escola, Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, entre outras. O evento destacou a importância do fortalecimento do empreendedorismo em todas as esferas municipais para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país.
Em Alagoas, os municípios vencedores da etapa estadual foram reverenciados, com projetos que se destacaram em áreas como Cidade Empreendedora, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Compras Governamentais, Inclusão Produtiva, Turismo e Identidade Territorial, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo Rural e Governança Territorial.
A premiação nacional também reconheceu os projetos mais inovadores em âmbito nacional, com prefeituras de diferentes regiões do país se destacando em suas respectivas categorias. A diversidade e a criatividade das iniciativas municipais destacaram a importância do empreendedorismo como catalisador do desenvolvimento local e regional.
O evento em Brasília celebrou não apenas os vencedores, mas também reforçou o compromisso de fortalecer a cultura empreendedora em todo o país, visando a transformação e o crescimento sustentável das comunidades. A premiação nacional de 2024 reflete a força e o potencial dos municípios brasileiros em promover inovação, inclusão e prosperidade por meio de práticas empreendedoras.