Além da Praia do Patacho, outros quatro destinos no Nordeste, Bahia e Ceará também foram selecionados para receber o selo Bandeira Azul. A indicação das 38 praias e 11 marinas brasileiras foi aprovada pelo Ministério do Turismo e outras entidades nacionais, e agora será avaliada por um júri internacional. O resultado final será divulgado em outubro, com a cerimônia de entrega marcada para o dia 1º de novembro.
A certificação exige o cumprimento de 38 critérios, que incluem aspectos como qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, educação e informação ambiental. Anualmente, as praias e marinas certificadas precisam comprovar que estão seguindo os padrões estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), responsável pelo programa.
Para Zélia Cavalcanti, secretária de Turismo de Porto de Pedras, a renovação do selo Bandeira Azul é fundamental para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do turismo no litoral norte alagoano. A expectativa é de que a premiação atraia mais turistas e contribua para a valorização das belezas naturais do Brasil.
Na temporada passada, 42 locais receberam o selo Bandeira Azul, sendo 31 praias e 11 marinas. Com a indicação de novos destinos, é provável que esse número aumente na próxima temporada, o que demonstra o compromisso do Brasil com a preservação ambiental e o turismo sustentável.