MUNICIPIOS – Plataforma IdeiaSUS destaca 33 práticas de saúde mental do SUS para prevenir o agravamento de doenças no Setembro Amarelo.

No mês de setembro, a Plataforma IdeiaSUS vem chamando a atenção para a importância do cuidado com a saúde mental e a prevenção do agravamento de doenças. Com o lema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha em referência ao Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de quebrar o silêncio em torno do tema e incentivar o diálogo em momentos de crise.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 12 mil suicídios por ano, sendo os jovens o grupo mais impactado por essa realidade. Entre pessoas de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa de morte, ficando atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Nos últimos anos, observou-se um aumento significativo nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.

Transtornos mentais, como a depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias, estão entre as principais causas de suicídio. Nesse cenário preocupante, a Plataforma IdeiaSUS destaca 33 práticas do Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas para a saúde mental, prevenção ao suicídio e redução do estigma. Uma dessas práticas é a implantação da Rede de Atenção e Prevenção ao Suicídio em Anastácio, Mato Grosso do Sul, que tem como pilares a prevenção, atenção e posvenção.

Além disso, a IdeiaSUS produziu uma série audiovisual chamada “Vozes da Saúde”, que retrata experiências no campo da saúde mental. Os episódios abordam temas como saúde mental em movimento, atenção psicossocial e práticas inovadoras na atenção básica. Os documentários lançados pela plataforma também exploram a importância da resiliência, do acolhimento e das oficinas terapêuticas no cuidado com a saúde mental.

Em suma, a Plataforma IdeiaSUS busca sensibilizar a sociedade para a importância do cuidado com a saúde mental, incentivando a busca por ajuda em momentos de crise e promovendo práticas inovadoras no campo da prevenção ao suicídio. A campanha em curso reforça a necessidade de diálogo e apoio mútuo para a construção de uma sociedade mais acolhedora e consciente dos desafios enfrentados por aqueles que lutam contra transtornos mentais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo