Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o processo de elaboração do novo Plano Nacional é aberto e participativo, tendo iniciado na 4ª Conferência Nacional de Cultura e agora avançando para uma nova fase com oficinas territoriais em todas as capitais do país e a mobilização digital. Qualquer cidadão brasileiro pode colaborar com o futuro da cultura do país, refletindo a diversidade, pluralidade e riqueza cultural do Brasil.
A plataforma Brasil Participativo oferece diversas formas de colaboração, desde responder enquetes e propor metas até participar de oficinas presenciais. Com 27 oficinas territoriais planejadas, os cidadãos têm a oportunidade de contribuir com informações que serão analisadas para possível inclusão no novo Plano Nacional de Cultura.
O PNC é um instrumento importante que guia as políticas públicas de cultura no Brasil desde 2010, assegurando a diversidade cultural, acesso à cultura e promoção do desenvolvimento cultural do país, em conformidade com a Constituição Federal. O documento estabelece princípios, diretrizes, objetivos e metas que impactam diretamente a vida das pessoas, orientando a elaboração e execução de políticas para atender as demandas culturais de todos os brasileiros, independentemente de sua situação econômica, localização geográfica, origem étnica ou faixa etária.