MUNICIPIOS – Coruripe se une ao Projeto Sasakawa, fortalecendo a luta contra a Hanseníase.

No município de Coruripe, a Atenção Primária à Saúde está em constante crescimento por meio de programas de capacitação realizados por profissionais da área, uma iniciativa que busca fortalecer a assistência à saúde da população local.

A Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe (SMS), em processos contínuos de aprimoramento de sua equipe, realizou na manhã de terça-feira (8) uma atualização aos seus profissionais da saúde sobre o “Diagnóstico Precoce e Manejo Clínico da Hanseníase”. Isso faz parte das ações do Projeto Sasakawa, conhecido globalmente por sua intensa atuação em diversas frentes relacionadas à hanseníase.

“Coruripe é um dos seis municípios de Alagoas participando do projeto Sasakawa. Seu principal objetivo é melhorar a competência dos profissionais de saúde no diagnóstico, tratamento, busca ativa na comunidade de casos suspeitos e contatos de casos de hanseníase. A capacitação ocorre em duas etapas: teórica e prática no serviço. Esse é um projeto crucial para a identificação de casos não detectados e melhorar a qualidade do atendimento aos casos de hanseníase, especialmente em uma cidade com alta taxa de detecção de novos casos. ” – explica Gilvana Xavier, coordenadora da Vigilância em Saúde do município.

A parceria firmada entre o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Sasakawa/Nippon Foundation visa oferecer mais condições para que os profissionais da Atenção Básica das cidades possam identificar e tratar a Hanseníase precocemente.

Já na perspectiva de João Oliveira, médico que está em Coruripe realizando o projeto, a hanseníase é uma doença antiga e ainda acomete pessoas atualmente. Muitas vezes, sua progressão lenta contribui para que casos passe despercebidos. Nesse sentido, é imprescindível que ela seja diagnosticada, especialmente na atenção básica e tratada, pois o contágio e a transmissão da doença serão interrompidos quando os pacientes forem diagnosticados e tratados.

É válido ressaltar que alguns dos sintomas mais comuns da hanseníase incluem manchas com perda ou alteração de sensibilidade ao calor, dor ou tato, formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores; diminuição da força muscular; dificuldade para pegar ou segurar objetos; áreas da pele muito ressecadas; queda de pelos (especialmente nas sobrancelhas) e coceira ou irritação nos olhos.

Apesar da alta incidência global de hanseníase no Brasil, o Ministério da Saúde afirma que a doença tem cura. E os tratamentos estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a Sasakawa/Nippon Foundation: Trata-se de uma organização renomada no campo da luta contra a hanseníase. Seu fundador, cujo nome dá vida ao projeto, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a eliminação da doença.



Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo