Esse dado representa um aumento significativo em relação à edição anterior, com 14,5% a mais de municípios alcançando essa pontuação. Regiões como Centro-Oeste e Sul se destacaram nesse aumento, com 11 e 7 municípios a mais, respectivamente, atingindo essa marca.
O Idam, lançado pela CNM em 2022, tem como objetivo apoiar os gestores municipais no planejamento e organização de ações para incentivar o desenvolvimento da produção rural. O índice leva em consideração quatro dimensões principais: produção e produtividade, geração de emprego formal, captação de crédito agrícola e pecuário, e arrecadação através do Imposto Territorial Rural (ITR).
No ranking do Idam de 2024, o município de Mineiros, em Goiás, alcançou a primeira colocação com um índice de 0,9640, seguido por Paraúna e Cristalina, também no estado de Goiás. As vinte maiores cidades agropecuárias concentram-se majoritariamente nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com destaque para a cultura da soja, responsável por 57% do valor da produção gerada.
É importante ressaltar que houve variação nos índices de desenvolvimento em alguns estados, com aumento no Acre e queda em Sergipe e Amazonas, causadas principalmente pela variação na dimensão de produção e geração de emprego.
Para acessar a classificação do seu município e acompanhar a evolução do Idam, basta acessar o site da CNM e consultar todas as informações disponíveis. A agropecuária é um setor fundamental para a economia brasileira, e esse tipo de estudo contribui para o planejamento e desenvolvimento dessa importante atividade em todo o país.