A cerimônia de certificação aconteceu no auditório Virgílio Loureiro, no Centro de Convenções de Maceió, e contou com a presença de autoridades e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Asserte, parceiro implementador do Selo UNICEF em Alagoas. Durante o evento, Hugo Wanderley, destacou os esforços dos municípios em melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, enfatizando a importância dessas políticas para o desenvolvimento social do estado.
Entre os avanços alcançados pelos municípios certificados estão o aumento do acesso à educação de qualidade, desde a creche até a formação profissional, investimentos na saúde física e mental dos jovens, promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa nas escolas, proteção contra diferentes formas de violência e o fortalecimento da rede de assistência às famílias vulneráveis, incluindo povos indígenas e comunidades quilombolas.
A chefe do escritório do UNICEF para Alagoas, Verônica Bezerra, ressaltou que a adesão dos municípios ao Selo UNICEF é voluntária e traz resultados concretos para a população. Participar dessa iniciativa significa desenvolver políticas públicas em áreas fundamentais como saúde, educação, proteção contra violências e proteção social às famílias mais vulneráveis, além de estimular a participação cidadã dos adolescentes.
O Selo UNICEF é uma importante ferramenta para fortalecer as políticas municipais voltadas para crianças e adolescentes, promovendo a implementação de ações que garantam o cumprimento dos direitos estabelecidos na Convenção sobre os Direitos da Criança. A parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais tem sido fundamental para o sucesso do programa, que na atual edição contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, sendo 923 deles certificados.