⁰
A equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou uma visita ao município de Pilar para conhecer as ações de saúde pública que estão sendo desenvolvidas na região. Essas práticas, como a prevenção à hanseníase (doença já premiada nacionalmente), serão retratadas em um livro e também em um canal de TV do governo federal.
Durante a visita, que ocorreu ao longo desta semana, a equipe da Fiocruz participou de diversas palestras com profissionais da área da saúde e assistência social. O encontro aconteceu no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, e contou com a presença de Marta Magalhães e Cláudia Le Cocq, analistas da Fiocruz responsáveis pela curadoria em saúde do Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS).
Pilar foi selecionado para a curadoria da Fiocruz após apresentar o projeto “Identificação de clusters e treinamento em serviço: estratégias para a abordagem da hanseníase no município do Pilar” na 17ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, realizada em Campo Grande-MS no ano passado. O projeto foi considerado o melhor da região Nordeste e tem como objetivo compreender a dinâmica da doença por meio de análise de dados epidemiológicos.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde de Pilar, Francinny Wanderley da Rocha, que apresentou o projeto na mostra, a visita da equipe da Fiocruz é resultado do reconhecimento do trabalho realizado no município. Após a conclusão da curadoria, a fundação irá relatar as ações em um livro e divulgar os resultados no Canal Saúde, uma emissora de TV pública sediada na Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Durante a visita, as analistas da Fiocruz também conheceram unidades de saúde e a Casa da Mulher Pilarense, que oferece estrutura completa para consultas e exames, além de práticas integrativas e complementares, como yoga e hidroginástica. A programação incluiu ainda uma roda de conversa com a participação da coordenadora da Rede Universitária Nacional de Combate à Hanseníase (REUNA-hans), Clodis Tavares, e do coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio.