Durante os dias do evento, que se estenderá até 13 de setembro, apenas veículos oficiais e aqueles que fazem parte da estrutura do evento terão acesso às áreas restringidas. Além deles, a entrada na região estará disponível apenas para os moradores locais e para os ônibus pertencentes ao Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
O bloqueio parcial será efetivado de segunda a quinta-feira, com restrição específica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, no trecho que vai da Rua Camaragibe até a Rua Padre Luiz Américo Galvão. Os motoristas que precisarem transitar por essa via deverão desviar pela Avenida Evilásio Soriano, contornando pela Rua Padre Luiz Américo Galvão e retornando posteriormente pela mesma Avenida Brigadeiro.
Na sexta-feira, 13 de setembro, está programado um bloqueio total em um segmento crítico da Avenida João Davino, entre a Avenida Desembargador Valente Lima e a Rua José Luiz Calazans. Nesse dia, a presença de agentes do DMTT e da Polícia Militar será intensificada em toda a área, e o acesso à Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, por meio da Avenida João Davino, será rigorosamente controlado.
Adicionalmente, outros pontos da cidade também terão restrições, como os cruzamentos da Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho com as ruas Dr. Mário Nunes Vieira, Dr. Roland Simon e Vereador Mironildes Vieira. Nesses locais, o tráfego será liberado apenas para veículos de moradores. Para garantir a fluidez e segurança do trânsito, viaturas do DMTT vão monitorar a situação em pontos estratégicos.
Informativos visuais também estarão dispersos pela área afetada, e uma equipe de Educação no Trânsito atuará para orientar moradores e comerciantes sobre as novas regras. Este importante evento internacional, que representa aproximadamente 85% da economia global e inclui países que juntos totalizam cerca de dois terços da população mundial, colocará Maceió em evidência no cenário internacional. A cidade será sede dessa relevante reunião de líderes de 19 países e de duas importantes organizações regionais, a União Africana e a União Europeia.