MPRS solicita Exército para entregar doações em Eldorado do Sul após desvios de donativos por agentes públicos.


 

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) tomou uma medida urgente em relação à entrega de doações para as vítimas da enchente na cidade de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul. Após uma operação realizada no último sábado (25) ter apontado desvios de donativos por parte de integrantes da Defesa Civil municipal, o MPRS solicitou que o Exército assuma essa responsabilidade.

Eldorado do Sul, que é parte da região metropolitana de Porto Alegre, foi severamente afetada pelas enchentes que assolam o estado desde o final de abril. A população de aproximadamente 39.556 habitantes teve que deixar suas casas de forma emergencial, sendo que 100% da área urbana da cidade foi atingida pela água.

A operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPRS resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão contra três agentes públicos, sendo que pelo menos dois deles são pré-candidatos nas eleições municipais deste ano. As investigações apontam que os donativos estavam sendo desviados para beneficiar potenciais eleitores dos suspeitos.

Após a operação, o MPRS obteve autorização do procurador-geral de Justiça do RS, Alexandre Saltz, para solicitar ao Exército que assuma a entrega, controle e distribuição das doações à população de Eldorado do Sul. Esse pedido foi feito com urgência, com o objetivo de garantir que os moradores não fiquem desassistidos de suprimentos básicos durante o decorrer das investigações.

Dessa forma, a atuação do Ministério Público e a intervenção do Exército buscam garantir que as vítimas da enchente em Eldorado do Sul recebam a assistência necessária neste momento tão delicado, e que os responsáveis pelos desvios de doações sejam devidamente responsabilizados perante a justiça.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo