Os últimos dados divulgados nesta manhã apontam que o número de mortos em decorrência dos temporais já chega a 83, com 111 pessoas desaparecidas e outras 276 feridas. A Defesa Civil contabiliza 149,3 mil pessoas desabrigadas, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas, hospedadas em residências de familiares ou amigos.
O ministro Silveira destacou a importância de atuar preventivamente para evitar novos problemas que possam comprometer áreas essenciais como hospitais, creches e escolas na região atingida pelos desastres naturais. Ele também se comprometeu a visitar a área afetada acompanhado de uma equipe multidisciplinar para garantir a rápida resolução dos problemas de abastecimento de energia, gás, petróleo, gasolina e diesel.
Além disso, Silveira afirmou que se reuniu com as distribuidoras de energia para planejar uma resposta ágil à população gaúcha que enfrenta problemas de falta de energia elétrica. Segundo ele, o presidente Lula determinou que todas as áreas do governo se mobilizem para garantir uma resposta rápida e eficaz ao Rio Grande do Sul diante da atual situação de emergência.