“Tudo está sendo levado na mais alta seriedade. Não vamos deixar nenhum defeito, nenhuma falha de procedimento, ou nenhum problema de equipamento para trás. Daqui para frente, como nós sempre tivemos presídios muito seguros, daqui para frente nossos presídios serão mais seguros ainda”, afirmou o ministro, enfatizando o comprometimento do governo com a segurança do sistema prisional.
Lewandowski também ressaltou que, apesar de considerar a fuga dos detentos como um episódio pontual, o Estado brasileiro está presente e atento a situações que possam comprometer a segurança das penitenciárias federais. O ministro reiterou a importância de ações preventivas e pontuais para garantir a eficácia do sistema.
Durante sua estadia em Mossoró, o ministro também se reuniu com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), para discutir estratégias e acompanhar de perto as investigações sobre a fuga dos detentos. Em declaração prévia, Lewandowski ressaltou que a fuga dos detentos é um episódio isolado e não afeta a segurança do sistema como um todo.
Diante desse acontecimento, o ministro da Justiça reiterou o compromisso do governo em manter a segurança e eficiência das penitenciárias federais, garantindo que todas as medidas necessárias serão tomadas para evitar episódios semelhantes no futuro. Apesar do ocorrido, a posição oficial é de que a segurança do sistema prisional permanece intacta e que o Estado brasileiro está atento e presente para garantir a proteção da sociedade e a integridade do sistema.