Em declarações feitas em Nova York, Haddad enfatizou que, apesar da reação negativa do mercado, os dados apresentados revelam boas notícias tanto no lado da receita quanto no lado da despesa. O ministro também abordou o aumento dos juros no Brasil e destacou que esse movimento terá um impacto nas conversas com investidores estrangeiros nos Estados Unidos. Ele acredita que o aumento dos juros no país será temporário e que as taxas devem voltar a cair assim que a situação se normalizar.
Haddad reafirmou sua confiança de que o Brasil avançará mais um degrau em seu rating pelas agências de classificação de risco até 2025, na busca pela recuperação do grau de investimento. O ministro destacou os esforços do governo brasileiro em atrair investimentos estrangeiros, salientando que o país estava há 10 anos sem crescimento econômico e com déficits públicos. Ele enfatizou a importância de gerar confiança, especialmente entre os empresários estrangeiros, para atrair investimentos significativos.
Em meio a um cenário de incertezas econômicas, Fernando Haddad se mostrou otimista em relação ao futuro do Brasil e reafirmou o compromisso do governo em buscar soluções sustentáveis para fortalecer a economia do país. A expectativa é que as medidas adotadas resultem em um ambiente mais favorável para a atração de recursos estrangeiros e para o crescimento econômico de longo prazo.