Ministério Público Federal cria Gaeco Nacional para combater o crime organizado em âmbito nacional e interestadual.

O Conselho Superior do Ministério Público Federal tomou uma decisão importante nesta segunda-feira (17), ao criar o Grupo Nacional de Apoio ao Enfrentamento ao Crime Organizado, também conhecido como Gaeco Nacional. Essa iniciativa já existe em alguns Ministérios Públicos estaduais, com atuação desde os anos 1990, e foi implementada pelo Ministério Público Federal nas Procuradorias da República nos estados no ano passado.

O principal objetivo do Gaeco Nacional é oferecer suporte em investigações de alta complexidade, envolvendo casos como organizações criminosas, tráfico internacional de drogas, corrupção e disputas entre facções. A portaria de criação do grupo destaca 11 situações em que ele pode ser acionado, desde crimes contra o Estado Democrático de Direito até ações de milícias privadas ou grupos de extermínio.

Além disso, a resolução estabelece diversas formas de atuação do Gaeco Nacional, como auxiliar na definição de linhas de investigação, articular com órgãos de governo e inteligência, trocar informações com outras entidades nacionais e internacionais, entre outras atividades. É fundamental ressaltar que o Gaeco Nacional atuará como suporte aos Procuradores Naturais, que são os responsáveis legais por cada investigação.

Essa medida tem o intuito de combater com mais eficiência a criminalidade organizada em âmbito nacional e interestadual, fortalecendo a capacidade de investigação e inteligência no enfrentamento a esses crimes. Portanto, a criação do Gaeco Nacional representa um avanço significativo na luta contra o crime organizado no país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo