O anúncio foi feito pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) durante a sessão plenária, onde também foi comunicada a recondução de Eduardo Braga (MDB-AM) à liderança da bancada pelos próximos dois anos.
Durante o anúncio, Calheiros destacou que os senadores do MDB entregaram uma carta-compromisso a Alcolumbre com algumas exigências para o seu apoio, as quais foram aceitas pelo senador.
Entre os pontos abordados pela bancada do MDB estão a defesa da democracia e do Estado de Direito como pilares fundamentais a serem integralmente respeitados nas decisões políticas e legislativas, além da celeridade na tramitação de projetos como a PEC 35/2022, que aborda crimes contra o Estado de Direito.
Outras demandas incluem a transparência e a institucionalidade como regras básicas do funcionamento do Senado, a colegialidade nas deliberações legislativas, a avaliação de impacto legislativo em proposições e o planejamento das atividades legislativas para os próximos dois anos, com ênfase na estabilidade econômica e na retomada do crescimento.
Os senadores também afirmaram a importância da defesa das prerrogativas do Legislativo Nacional como parte dos compromissos firmados com Alcolumbre. Com isso, a candidatura do senador do Amapá ganha mais força para a presidência do Senado Federal no próximo ano.