Segundo a empresa, o contrato previa a realização de serviços de manutenção em 36 pontes no estado do Tocantins, sendo que o trabalho na ponte Juscelino Kubitscheck foi concluído em novembro de 2023 e aprovado sem ressalvas pelo Dnit. A Matera Engenharia ressaltou que não atuava na ponte há mais de um ano e não era responsável pelos serviços de reabilitação, que são obras mais complexas.
O Ministério dos Transportes informou inicialmente que o valor do contrato com a Matera Engenharia para a manutenção da ponte Juscelino Kubitscheck era de R$3,6 milhões, porém, posteriormente o Dnit esclareceu que o valor destinado especificamente à ponte foi de R$804 mil. A empresa possui diversos contratos ativos com o Dnit em outros estados, somando um valor total de R$191.086.648,61.
O Dnit, por sua vez, afirmou que durante a execução dos contratos com a Matera Engenharia, foram constatadas cláusulas contratuais descumpridas em um dos contratos, o que resultou em sanções para a empresa. A empresa ficou impedida de participar de novos certames após o descumprimento das cláusulas contratuais.
Até o momento, foram confirmadas 11 mortes na Ponte Juscelino Kubitscheck, com outras seis pessoas ainda desaparecidas. As investigações sobre as causas do desabamento da ponte seguem em andamento.