Se depender do deputado federal Marx Beltrão (PSD), os pequenos e micro empreendedores e micro empresários que usam motocicleta em suas atividades – como mototaxistas e profissionais de entrega por moto, por exemplo – vão contar com linha de crédito especial do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para aquisição de motocicletas. A idéia foi proposta por Beltrão ao ministro da Economia, Paulo Guedes.
“Atualmente, não há uma política governamental de fomento aos diversos segmentos que se valem exclusivamente do uso de motocicletas como meio transporte em áreas urbanas. Essa modalidade de prestação de serviços tem crescido de maneira célere nos últimos anos com a popularização dos aplicativos de transporte e entregas em domicílio” disse o parlamentar em Indicação Legislativa dirigida ao ministro.
De acordo com Marx, “o trabalhador ao realizar um financiamento em qualquer banco oficial para adquirir uma motocicleta paga juros absurdos entre 25 a 30% ao ano. O que se pede é uma política pública justa com juros subsidiados pelo BNDES, próximo de 2% ao ano, ofertando possibilidades melhores para os profissionais que enfrentam com dedicação essa dura realidade”. Caso seja acatada pelo ministério, a política vai beneficiar milhares de profissionais, principalmente autônomos, país afora.
“Como a aquisição desses bens não requer valores elevados, acreditamos que a criação desta linha de crédito especial, com juros diferenciados e redução de burocracia, está alinhada a uma das diretrizes do BNDES que é o desenvolvimento social do nosso país” concluiu Marx Beltrão no documento enviado ao Ministro da Economia.