O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada federal alagoana em Brasília, reiterou nesta segunda-feira (25) seu apoio aos moradores do Pinheiro e região, afetados por afundamentos no solo e rachaduras em seus imóveis.
Por meio de suas redes sociais, Marx destacou a informação de que a Prefeitura de Maceió vai decretar Estado de Calamidade na área, e o fato de que o decreto é um passo importante na busca por recursos federais capazes de amenizar a situação dos moradores do bairro.
“O caso do Pinheiro precisa de atenção especial de toda a classe política de Alagoas. Com o Decreto de Calamidade da Prefeitura de Maceió, quero apoiar o município e trabalhar para que o governo federal possa ajudar com mais rapidez as famílias afetadas. Principalmente com mais recursos para aluguel social, remoção de famílias e construção de moradias”, afirmou Marx Beltrão.
O parlamentar tem se destacado na defesa dos moradores do Pinheiro junto ao governo federal. Em janeiro, Beltrão chegou a sugerir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o afundamento do Pinheiro e a tragédia de Brumadinho, uma vez que ambas estariam relacionadas à atividade de mineração. O requerimento para a CPI também foi assinado pelo deputado federal mineiro Diego Andrade (PSD).
Também em audiência na Defesa Civil Nacional, em janeiro, Marx Beltrão solicitou que o órgão atuasse no sentido de agilizar, com a máxima urgência, os processos de indenização das famílias do Pinheiro. Também foi solicitado pelo parlamentar que a Secretaria sensibilizasse o governo para liberar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e o PIS/PASEP dos proprietários dos imóveis da região.
“Em Brasília, tenho defendido a causa do Pinheiro e seguirei nesta luta. Não medirei esforços para trazer tranqüilidade e segurança para os moradores. Já cobrei também mais rapidez na conclusão dos estudos da CPRM. E quando os laudos mostrarem quem é o responsável pelo problema, vamos buscar reparação para as pessoas prejudicadas” cobrou Marx.
Em janeiro, além de solicitar agilidade na indenização das famílias e pedir a liberação do FGTS dos moradores, Marx Beltrão também solicitou linhas de financiamento imobiliário e empresarial com juro zero e prazos ampliados para os habitantes e empreendedores da região afetada pelos afundamentos e rachaduras.
Visualizar esta foto no Instagram.