“Os moradores do Pinheiro precisam ser indenizados e sacar seus valores de FGTS. São famílias que estão perdendo suas casas e apartamentos. O governo federal precisa articular com urgência esta questão garantindo a indenização para que as famílias possam adquirir outras moradias. O saque do FGTS por parte dos moradores ajudaria e muito neste apoio financeiro”. A frase é do deputado federal Marx Beltrão, que esteve nesta quarta-feira dia 23 na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, em Brasília.
O parlamentar protocolou ofício no órgão com pleitos à Defesa Civil Nacional. Marx Beltrão quer indenização urgente para as famílias prejudicadas. O deputado também pleiteou que a União libere o saque do FGTS, e também do PIS/PASEP, por parte dos moradores do Pinheiro. Outra solicitação do parlamentar foi para que o governo federal faça com que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica liberem financiamento imobiliário sem juros e com prazos estendidos para a população prejudicada adquirir novas casas e apartamentos.
Além das três propostas acima, Beltrão solicitou mais segurança para a região. O temor justo do parlamentar é que cada vez menos habitado o Pinheiro passe a ser alvo de vandalismo e de roubos. O deputado federal pediu, ainda, que além bancos como Banco do Nordeste e BNDES ofertem empréstimos em condições especiais para que micro, pequenos e médios empresários da região afetada possam reconstruir seus negócios.
“Precisamos cada vez mais sensibilizar as autoridades para este verdadeiro drama vivenciado por quem mora no Pinheiro” concluiu Marx Beltrão. Na Defesa Civil Nacional o deputado foi recebido pelo secretário nacional da pasta, Alexandre Lucas.