No primeiro dia de provas, os candidatos responderam a 90 questões, sendo metade de Linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e metade de Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Além disso, foi necessário produzir uma redação dissertativa-argumentativa com até 30 linhas, sendo o tema deste ano: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
O gabarito oficial do Enem será divulgado em 20 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela realização do exame. Já as notas individuais dos candidatos serão disponibilizadas apenas em 13 de janeiro de 2025.
No próximo domingo (10/11), os estudantes retornarão aos locais de prova para realizar as questões de Matemática e Ciências da Natureza. Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de autoridades como a primeira-dama Janja e os ministros Nísia Trindade, Alexandre Padilha e Camilo Santana, visitou a Sala de Monitoramento do Enem.
O ministro Camilo Santana comemorou o aumento no número de inscritos no exame, atribuindo esse crescimento ao programa Pé de Meia, que oferece incentivos financeiros para estudantes do Ensino Médio, visando combater a evasão escolar.
Com a realização do Enem e todo o planejamento envolvido, o país se prepara para apresentar os resultados e avaliações dos estudantes no início do próximo ano.