MACEIÓ – Vigilância Sanitária de Maceió recolhe materiais laboratoriais descartados irregularmente em via pública no bairro do Poço.

A Vigilância Sanitária de Maceió realizou uma operação de recolhimento de materiais laboratoriais descartados de forma irregular na rua Elza Soriano, no bairro do Poço, na última terça-feira (12). Agulhas, embalagens de seringas e tubos com sangue, que estavam marcados com os nomes de supostos pacientes, foram encontrados pela equipe da Visa no local.

A ação de recolhimento foi desencadeada após denúncias feitas por moradores da região, que alertaram a vigilância sobre a presença desses resíduos perigosos em via pública. O material recolhido foi encaminhado para o descarte apropriado, visando evitar qualquer risco à saúde pública.

O chefe especial da Vigilância Sanitária, Airton Santos, condenou veementemente a atitude irregular de descartar resíduos de serviços de saúde de maneira tão negligente. Segundo ele, a exposição desse tipo de material em vias públicas representa um grave risco à população e é terminantemente proibida.

“Quando recebemos a denúncia, custamos a acreditar que alguém pudesse ter agido de forma tão irresponsável. Ao chegar no local, constatamos a irregularidade e prontamente recolhemos o material. Agora estamos trabalhando para identificar o autor dessa ação, autuá-lo e aplicar as devidas multas conforme as normas da vigilância”, explicou Airton.

Para investigar o caso, a Vigilância Sanitária acionou a Delegacia de Crimes Ambientais, que ficará responsável por identificar a pessoa ou estabelecimento de saúde responsável pelo descarte irregular. Além disso, imagens de câmeras de segurança da região já foram solicitadas para auxiliar na investigação.

A Visa também enfatizou que o descarte de resíduos de saúde é de responsabilidade dos hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios e outros estabelecimentos desse tipo, os quais devem possuir contrato com empresas especializadas no gerenciamento desse tipo de material. Isso é fundamental para prevenir os riscos de contaminação do solo e da água.

Diante dessa situação, a população pode colaborar denunciando casos de descarte irregular de resíduos de saúde para a própria Vigilância Sanitária, que atende no endereço Rua Dias Cabral, 569, no Centro, com horário de atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou pelo telefone 82 3312-5400. A saúde e o bem-estar de todos dependem do cumprimento das normas de descarte de materiais hospitalares.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo